ARTIGO 6 - A admissão do associado titular será feita após sua aprovação em Concurso para Título de Especialista / Certificado de Área de Atuação em Neurofisiologia Clínica, de acordo com a regra do Edital.A aprovação em concurso consta de documentação na SBNC, portanto não é necessária a comprovação A admissão do associado titular deve ser homologada pela Assembleia Geral Ordinária.
ARTIGO 7 – São associados efetivos os médicos com atuação dentro do território nacional, que tenham participação na Área de Neurofisiologia Clínica. A admissão de associado efetivo será feita após aprovação pela Comissão de Admissão da SBNC e homologação pela Assembleia Geral, juntamente com declaração de regularidade em relação ao Conselho Regional de Medicina do Estado onde esteja inscrito e apresentação de curriculum vitae.
ARTIGO 8 – A admissão de associado pesquisador será feita após aprovação pela Comissão de Admissão da SBNC e homologação pela Assembleia Geral, precedida do preenchimento da ficha de admissão, apresentação do diploma universitário e curriculum vitae. Associados pesquisadores são profissionais não médicos com nível superior que tenham atividade de pesquisa na Área de Neurofisiologia Clínica, comprovada por documentos.
ARTIGO 9 – A admissão de associado técnico será feita após aprovação pela Comissão de Admissão da SBNC, homologação pela Assembleia Geral e comprovação do exercício regular na atividade de técnico em Neurofisiologia Clínica através de carta de apresentação do Neurofisiologista Clínico para quem trabalha.
ARTIGO 10 – A admissão de associado aspirante será feita após a aprovação pela Comissão de Admissão da SBNC e homologação pela Assembleia Geral, após comprovação da condição de médico residente ou estagiário em Neurologia, Neurofisiologia Clínica ou Fisiatria (Medicina Física e Reabilitação). Parágrafo Único – O título de associado aspirante caduca obrigatoriamente em quatro anos, ocasião em que este se transforma automaticamente em associado efetivo.
Resposta:
As indicações de polissonografia são várias. A mais difundida e por apresentar associação mais perceptível com morbimortalidade é a síndrome da apnéia obstrutiva do sono.
Também está indicada em casos de hipersonolencia diurna, distúrbio comportamental do sono REM, insônia (quando se suspeita de comorbidades associadas ao sono), narcolepsia, distúrbios de movimento durante o sono.
Há publicações sempre atualizadas da American Academy of Sleep Medicine reportando indicações para polissonografia.
Resposta:
Sim, todos os equipamentos e insumos devem ser registrados na ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), que promove a proteção da saúde pelo controle sanitário da produção e comercialização dos produtos e serviços submetidos é vigilância sanitária.
Resposta:
Entre no site da ANVISA www.anvisa.gov.br coloque o nome da empresa ou do equipamento em Buscar e observe os resultados da pesquisa.
Resposta:
Primeiramente, é preciso definir se o objetivo é formação ou atualização.
Cursos de Formação para Técnicos São usualmente fornecidos por alguns serviços universitários, com duração variável entre 6 meses e 1 ano.
A SBNC está providenciando a parametrização dessa formação. Cursos de Atualização para Técnicos Usualmente ocorrem em eventos patrocinados pela SBNC, principalmente em Congressos, Jornadas e Simpósios. Local de consulta permanente para todos esses eventos: home-page da SBNC (www.sbnc.org.br). Lembramos que não são usuais os cursos de atualização ocorrerem nos meses de dezembro e janeiro.
Resposta:
Embora a legislação brasileira, desatualizada, confira aos possuidores de Diploma de Médico o direito de executar todo e quaquer ato médico, o bom senso, a opinião geral e, principalmente, o entendimento de órgãos tais como o Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira preconizam que estes atos só devam ser realizados por profissionais especificamente preparados e devidamente habilitados.
Tal habilitação é conferida após aprovação em exames para avaliação de conhecimentos e certificada pela Associação Médica Brasileira, através do Título de Especialista ou do Certificado em Área de Atuação. A recomendação das entidades médicas oficiais, portanto, é de que exames de neurofisiologia clínica devem ser praticados somente por quem possúa o Título ou Certificado acima referidos.
Resposta:
A SBNC envia anualmente é AMB/CNA a relação dos eventos internacionais que acredita serem válidos para pontuação. Os dados desses eventos são remetidos pelos sócios para a SBNC, junto és justificativas para a pontuação. Eles darão 5 pontos ao médico participante.
Resposta:
Tendo participado dos eventos internacionais listados pela SBNC é necessário que o sócio envie cópia do certificado de partipação para o CNA/AMB, junto com os dados do seu CRM, CPF e RG. Comissão Nacional de Acreditação / Associação Médica Brasileira Rua São Carlos do Pinhal, 324 Bela Vista – 01333-903 São Paulo – SP +55 (11) 3178-6800 – ramal 165 +55 (11) 3178-6824 horário de atendimento: 2Ş a 6Ş feira das 09:00 és 17:00 horas e-mail: cna@cna-cap.org.br site: www.cna-cap.org.br
Resposta:
Sim, poderemos divulgar eventos, tanto os apoiados pela SBNC como também aqueles que a Diretoria julgue de interesse para seus associados. A solicitação deverá ser feita diretamente é SBNC, com as informações pertinentes sobre o evento. Porém, considerando que frequentemente o tamanho das informações é muito grande, a Diretoria decidiu que somente serão colocados: 1. Nome completo do evento (se possível com logo). 2. Datas e horários. 3. Local do evento. . 4. Consulta: fornecer um site, um email ou um telefone para dirigir os interessados. O solicitante será responsável pelas informações prestadas. Desta forma conseguiremos divulgar de forma adequada todos os eventos de interesse para nossos associados. Importante: Os organizadores devem pedir pontuação também para Neurofisiologia Clínica quando da solicitação ao Conselho Nacional de Acreditação (CNA).
Resposta:
De acordo aos nossos Estatutos, inadimplencia de tres anos implica desligamento do quadro associativo da SBNC. Os associados na condição de inadimplencia recebem carta informando sobre os anos devidos e as possibilidades de ainda retornar é SBNC, que é o desejado por todos nós. A reintregração do associado desligado por inadimplencia ocorrerá por solicitação do mesmo, após pagamento das anuidades dos 3 últimos anos anteriores a reintegração ao quadro associativo. É extremamente importante que todos participem da valorização da nossa Sociedade, visando aprimorar a CBHPM, organizar cursos de educação médica continuada, elaborar critérios de qualidade de serviços de neurofisiologia clínica, valorizar a recertificação dos especialistas, entre outras atividades.
Resposta:
O Certificado de Área de Atuação Neurofisiologia Clínica, concedido pela AMB, tem exames anuais. Para melhor se orientar, leia atentamente o Edital do concurso em nossa página.
Resposta:
A SBNC concede aos especialistas titulados um certificado de habilitação em cinco possíveis áreas: Eletroencefalografia, Eletroneuromiografia, Potenciais Evocados, Polissonografia e Monitoração Neurofisiológica. Anualmente são realizados exames de habilitação para que os especialistas possam agregar outros níveis de competencia.