FAQs



Perguntas mais freqüentes (FAQ’s)

Pergunta
Resposta
Pergunta: 1
Quais as indicações de polissonografia?

Resposta:
As indicações de polissonografia são várias. A mais difundida e por apresentar associação mais perceptível com morbimortalidade é a síndrome da apnéia obstrutiva do sono.

Também está indicada em casos de hipersonolencia diurna, distúrbio comportamental do sono REM, insônia (quando se suspeita de comorbidades associadas ao sono), narcolepsia, distúrbios de movimento durante o sono.

Há publicações sempre atualizadas da American Academy of Sleep Medicine reportando indicações para polissonografia.

Pergunta: 2
Cursos e estágios para técnicos em Neurofisiologia Clínica

Resposta:

Primeiramente, é preciso definir se o objetivo é formação ou atualização.

Cursos de Formação para Técnicos São usualmente fornecidos por alguns serviços universitários, com duração variável entre 6 meses e 1 ano.

A SBNC está providenciando a parametrização dessa formação. Cursos de Atualização para Técnicos Usualmente ocorrem em eventos patrocinados pela SBNC, principalmente em Congressos, Jornadas e Simpósios. Local de consulta permanente para todos esses eventos: home-page da SBNC (www.sbnc.org.br). Lembramos que não são usuais os cursos de atualização ocorrerem nos meses de dezembro e janeiro.

Pergunta: 3
Quais os requisitos para que um médico possa executar e interpretar exames de neurofisiologia clínica?

Resposta:
Embora a legislação brasileira, desatualizada, confira aos possuidores de Diploma de Médico o direito de executar todo e quaquer ato médico, o bom senso, a opinião geral e, principalmente, o entendimento de órgãos tais como o Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira preconizam que estes atos só devam ser realizados por profissionais especificamente preparados e devidamente habilitados.

Tal habilitação é conferida após aprovação em exames para avaliação de conhecimentos e certificada pela Associação Médica Brasileira, através do Título de Especialista ou do Certificado em Área de Atuação. A recomendação das entidades médicas oficiais, portanto, é de que exames de neurofisiologia clínica devem ser praticados somente por quem possúa o Título ou Certificado acima referidos.

Pergunta: 4
Quais são os eventos internacionais que pontuam para recertificação do título de especialista ou certificado de área de atuação?
Resposta:
 A SBNC envia anualmente é AMB/CNA a relação dos eventos internacionais que acredita serem válidos para pontuação. Os dados desses eventos são remetidos pelos sócios para a SBNC, junto és justificativas para a pontuação. Eles darão 5 pontos ao médico participante.
Pergunta: 5
Como posso obter pontuação referente aos eventos internacionais dos quais participei?
Resposta:
Tendo participado dos eventos internacionais listados pela SBNC é necessário que o sócio envie cópia do certificado de partipação para o CNA/AMB, junto com os dados do seu CRM, CPF e RG. Comissão Nacional de Acreditação / Associação Médica Brasileira Rua São Carlos do Pinhal, 324 Bela Vista – 01333-903 São Paulo – SP +55 (11) 3178-6800 – ramal 165 +55 (11) 3178-6824 horário de atendimento: 2Ş a 6Ş feira das 09:00 és 17:00 horas e-mail: cna@cna-cap.org.br site: www.cna-cap.org.br
Pergunta: 6
A SBNC aceita divulgar eventos no seu site?
Resposta:
 Sim, poderemos divulgar eventos, tanto os apoiados pela SBNC como também aqueles que a Diretoria julgue de interesse para seus associados. A solicitação deverá ser feita diretamente é SBNC, com as informações pertinentes sobre o evento. Porém, considerando que frequentemente o tamanho das informações é muito grande, a Diretoria decidiu que somente serão colocados: 1. Nome completo do evento (se possível com logo). 2. Datas e horários. 3. Local do evento. . 4. Consulta: fornecer um site, um email ou um telefone para dirigir os interessados. O solicitante será responsável pelas informações prestadas. Desta forma conseguiremos divulgar de forma adequada todos os eventos de interesse para nossos associados. Importante: Os organizadores devem pedir pontuação também para Neurofisiologia Clínica quando da solicitação ao Conselho Nacional de Acreditação (CNA).
Pergunta: 7
– Como se dá o desligamento dos associados da SBNC?
Resposta: De acordo aos nossos Estatutos, inadimplencia de tres anos implica desligamento do quadro associativo da SBNC. Os associados na condição de inadimplencia recebem carta informando sobre os anos devidos e as possibilidades de ainda retornar é SBNC, que é o desejado por todos nós. A reintregração do associado desligado por inadimplencia ocorrerá por solicitação do mesmo, após pagamento das anuidades dos 3 últimos anos anteriores a reintegração ao quadro associativo. É extremamente importante que todos participem da valorização da nossa Sociedade, visando aprimorar a CBHPM, organizar cursos de educação médica continuada, elaborar critérios de qualidade de serviços de neurofisiologia clínica, valorizar a recertificação dos especialistas, entre outras atividades.
Pergunta: 8
Como proceder para prestar o exame de especialista na Sociedade Brasileira Neurofisiologia Clínica (SBNC)?
Resposta:
 O Certificado de Área de Atuação Neurofisiologia Clínica, concedido pela AMB, tem exames anuais. Para melhor se orientar, leia atentamente o Edital do concurso em nossa página.
Pergunta: 9
Como o médico com Título de Especialista em Neurofisiologia Clínica (título concedido pela AMB até 2003) pode demonstrar habilitação em área diferente daquela em que foi concedido o título?
Resposta: A SBNC concede aos especialistas titulados um certificado de habilitação em cinco possíveis áreas: Eletroencefalografia, Eletroneuromiografia, Potenciais Evocados, Polissonografia e Monitoração Neurofisiológica. Anualmente são realizados exames de habilitação para que os especialistas possam agregar outros níveis de competencia.
Pergunta: 10
Existe alguma instituição que certifique e controle os equipamentos e insumos da Neurofisiologia Clínica?
Resposta:
 Sim, todos os equipamentos e insumos devem ser registrados na ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), que promove a proteção da saúde pelo controle sanitário da produção e comercialização dos produtos e serviços submetidos é vigilância sanitária.
Pergunta: 11
Antes de comprar um equipamento, o que posso fazer para me proteger?
Resposta:
Entre no site da ANVISA www.anvisa.gov.br coloque o nome da empresa ou do equipamento em Buscar e observe os resultados da pesquisa.